Plantas trepadeiras: parede verde ou lugar de sombra?
Quer procure criar uma sombra agradável e esparsa ou pretenda transformar uma aborrecida parede num elemento verde vertical, as plantas trepadeiras são ótimas aliadas.
Apresentaremos alguns exemplos e aspectos a considerar na escolha da trepadeira ideal:
Primeiro é muito importante considerar o clima e a exposição solar que tem no seu jardim.
Tenha também em consideração o tipo de estrutura que possui, há plantas que pesam mais precisando de uma estrutura bastante resistente, outras trepam pela parede sem necessitar de qualquer estrutura. Nalgumas plantas são os próprios caules que se apoiam na estrutura, outras possuem gavinhas, pequenos órgãos de fixação que permitem que a planta se ‘agarre’.
Outro dos aspectos a considerar é se procura ter um espaço sempre verde, ou prefere acompanhar as estações do ano, através de plantas que mudem de cor no Outono e deixem cair a sua folhagem no Inverno permitindo mais entrada de sol numa época em que ele é mais escasso.
Uma das mais apreciadas plantas trepadeiras é a Bougainvillea, uma planta muito resistente, bastante frequente nos jardins mediterrâneos, com flores violeta que já fazem parte das nossas memórias. Existem Bougaivilleas de outras cores, a branca é belíssima. Esta é uma planta caduca.
Outras bastante conhecidas, neste caso pelo seu fruto mas também com grande potencial decorativo são a vinha, o maracujá e o kiwizeiro. Podem ser associadas a uma pérgula criando uma sombra muito agradável e o fruto esse, já conhecemos bem.
Nos jardins é muito utilizada a Glicínia, planta de folha caduca e crescimento lento. Esta trepadeira tem um delicioso aroma e os seus cachos de flores roxas ou brancas são muito bonitos.
Outra favorita dos jardins é o Jasmim, planta de folha persistente e com um aroma muito doce, tem uma flor branca singela na primavera, outono e inverno. É uma muito boa para usar em pérgulas, muros e treliças.
Para cobrir eficazmente uma parede a vinha virgem, Parthenocissus resulta muito bem, não esquecendo que a sua folhagem adquire cores outonais: amarelos, laranjas e vermelhos, criando um verdadeiro espetáculo de cor. No inverno, a folha cai.
Caso pretenda uma parede verde, com folhagem compacta e verde todo o ano, a Ficus pumila é uma boa opção. Esta planta, da família da figueira ‘agarra-se’ às paredes transformando-as. É também muito usada em jardins.
E ainda, se procura uma trepadeira verde o ano todo a hera é mesmo a planta mais comum e existem várias espécies com diferentes tamanhos de folha, e adaptadas a diferentes condições climáticas.
Com o seu tipo de crescimento e capacidade de se adaptar a estruturas ou paredes as trepadeiras permitem uma transformação do jardim na vertical e na horizontal mesmo quando há pouco espaço disponível. Sendo ideais para pequenos jardins urbanos por exemplo, ou para proporcionar sombra rapidamente.
Amália Souto de Miranda
Arquiteta paisagista – Loci Studio
