Os jardins mais bonitos para visitar no Outono em Portugal - SAGIPER
SAGIPER
Menu

BLOG

Os jardins mais bonitos para visitar no Outono em Portugal

Os jardins mais bonitos para visitar no Outono em Portugal

Com o Outono vem a chuva, começa o frio, aumenta o vento e as folhas das árvores voam para criar tapetes coloridos no chão das ruas. Nesta altura, a chuva desencoraja-nos a sair e a vontade de estar no conforto da nossa casa cresce, mas a vida da natureza lá fora continua a ganhar novas formas e cores. Não devemos deixar de sair para passear e aproveitar estes dias com a beleza tão particular do Outono, até porque os dias solarengos e quentes do “Verão de São Martinho” estão aí.

É certo que os parques e jardins têm a sua beleza garantida em todas as alturas e estações do ano, mas sabemos que o Outono traz a estas paisagens um toque especial pelos seus tons quentes: os amarelos, os laranjas e os vermelhos bem fortes, vêm substituir os verdes.

De Norte a Sul são vários os parques e jardins que merecem uma visita nesta estação do ano, porque ganham um especial encanto:

O Parque do Bom Jesus de Braga é um dos mais bonitos jardins de Portugal, um lugar pitoresco com diversa fauna e flora onde não falta entretenimento desde os quiosques às águas que por ali correm onde até andam barquinhos a remos, ideal para um passeio de Outono em família.

Descemos para o Porto, o bem conhecido Jardim de Serralves com 18 hectares para desfrutar entre o Museu de Arte Contemporânea e a Casa de Serralves. Toda uma variedade de árvores contempla este jardim, desde a sua zona mais antiga à mais contemporânea. A alameda dos Liquidâmbares destaca-se por adquirir, nesta altura do ano, uma tonalidade de vermelho muito garrido, tingindo toda esta área de vermelho. A alameda dos Liquidâmbares é um ex-libris deste lugar, pois fica diferente em todas as alturas do ano. Esta árvore, apesar de não ser autóctone, é provavelmente a mais conhecida no que toca à natureza do Outono no nosso país, podendo ser facilmente identificada nos principais centros urbanos, com os seus tons amarelos e vermelhos.

Passando ao Parque La Salette, no centro de Oliveira de Azeméis, este é um ponto-chave da cidade onde se concentra a natureza, o lazer e o lúdico. Aqui situa-se o Santuário de Nossa Senhora de La Salette, a capela de arquitetura neomedieval que, a par com o coreto, criam uma envolvente romântica onde se pode admirar a paisagem de Outono nos seus miradouros naturais.

Se no Inverno a tendência é ir em busca da neve na Serra da Estrela, o interior tem mais para oferecer no que toca à paisagem no Outono: o Percurso das Faias em Manteigas é um trajeto com entre 5 a 6 km de extensão, em que caminhamos rodeados de um manto dourado, formado pelas faias e as suas folhas caducas. Um dos mais belos cenários para fotografias.

Voltando ao litoral, em Aveiro, ao chegar ao Parque Infante Dom Pedro somos envolvidos por um ambiente romântico: começando no coreto, descendo pelas suas escadarias, passando para as fontes, lagos e pontes. Um sítio ideal para passear a dois no Outono.

A Mata Nacional do Bussaco, no concelho da Mealhada, sendo uma das mais ricas matas nacionais a nível do património – não só natural, como arquitetónico e cultural – não pode deixar de ser visitada. O seu clima particular, ameno e muitas vezes chuvoso, favorece uma grande variedade de vegetação. A mítica escadaria da fonte fria ganha uma nova vida, quando nesta fase se cobre com as folhas coloridas caídas das árvores.

Descendo para a capital a Sul, apesar do ambiente mais urbano com clima mediterrâneo, não podiam faltar alguns (e importantes) parques e jardins que merecem um passeio nesta estação do ano.

O Jardim da Fundação Calouste Gulbenkian é uma referência na arquitetura paisagista em Portugal. Projetado por Ribeiro Telles e António Viana Barreto, é composto por diversos espaços de estadia e lazer, tendo um lago como o principal elemento de água. É um espaço para passar umas horas entre o exterior e o interior do museu da Fundação onde se podem encontrar as exposições do momento.

Já fora da confusão da capital, Sintra é um lugar muito procurado para ter contacto com a natureza. Os Jardins do Palácio da Pena, da Quinta da Regaleira e o Parque de Monserrate, para além de serem lugares carregados de História, ganham um encanto especial e místico com a chegada dos dias mais curtos e cinzentos. A névoa, do seu clima mais húmido e de serra, cria cenários que parecem retirados de um filme.

O Outono é altura para novos começos ou para voltar às rotinas, mas não podemos dispensar os momentos de lazer e descanso para abrandar, junto da natureza, ao fazer passeios e usufruir em silêncio dos sons do ambiente.

Amália Souto de Miranda 

Arquiteta Paisagista

Loci Studio

Share