Este verão vai ser muito cool. 6 dicas para tornar a sua casa mais fresca
O verão é sinónimo de sol, praia e momentos de lazer. Contamos os dias que faltam até às férias e fazemos planos para as desfrutarmos ao máximo. Mas o verão também pode revelar uma faceta opressora e desconfortável. Com temperaturas que chegam a atingir os 40º, Portugal é um dos países europeus onde os efeitos do calor excessivo mais se fazem sentir. Claro que uns mergulhos na piscina, ou no mar, podem ajudar a manter-nos frescos, mas o que fazer quando estamos em casa? Neste artigo, vamos dar-lhe algumas dicas sobre como manter a sua casa mais fresca nos dias quentes de verão.
1.
Evite abrir as janelas durante o dia. Janelas fechadas significam mais sombra e são uma barreira eficaz contra a entrada de ar quente. Experimente abri-las ao cair da noite, quando as temperaturas já estão mais amenas.
2.
Durante a noite, deixe as janelas e a porta do quarto abertas. Isto permitirá uma melhor ventilação do espaço, possibilitando a entrada de ar fresco e a saída do ar quente e saturado.
3.
Jamais use lâmpadas incandescentes. Além de desperdiçarem 90% da energia, o calor que libertam fica todo dentro de casa. Se não quer a sua casa transformada num forno, sugerimos que mude para lâmpadas fluorescentes compactas ou LED.
4.
Sabia que um fogão ligado pode aumentar mais de 10 graus centígrados a temperatura ambiente das cozinhas? É verdade. E o pior, é que rapidamente este calor se alastra por toda a casa. Por isso, nos dias mais quentes, evite usar aparelhos que produzam grandes quantidades de calor.
5.
Em pleno verão, não faz sentido dormir no meio de pesados cobertores e edredões. Se não quer acordar com a sua própria transpiração, escolha lençóis à base de tecidos frescos e leves, como por exemplo o algodão, o linho, ou até mesmo a seda natural. Outra solução é usar esteiras de bambu por cima da cama, visto que este material não retêm o calor.
6.
As ventoinhas são uma excelente alternativa ao ar condicionado. Além de mais ecológicas e económicas, também são a solução mais prática dada a mobilidade que permitem. Não dê mais voltas à cabeça. Na hora de refrescar o ar lá de casa, a tradicional ventoinha ainda é a melhor opção.