Jardins verticais, a natureza em perspectiva - SAGIPER
SAGIPER
Menu

BLOG

Jardins verticais, a natureza em perspectiva

Jardins verticais, a natureza em perspectiva

Quando o espaço em casa é reduzido, mas a criatividade não, encontram-se soluções tão originais quanto os jardins verticais. Nestes espaços, as plantas desafiam a gravidade e criam ambientes bastante acolhedores e funcionais.
Tanto em interiores como em exteriores, estes jardins, que se desenvolvem num plano vertical, são uma excelente opção para rentabilizar o espaço e torná-lo, ao mesmo tempo, mais vivo e convidativo.

Existem contudo alguns aspetos a ter em conta antes de construir um jardim vertical:

  • Natureza da parede ou do suporte onde vai nascer o jardim;
  • Exposição solar;
  • Existência de um ponto de rega e de escoamento;
  • Resistência do suporte ao peso das plantas, terra/ areia, acrescido do peso do crescimento da vegetação e da água da rega.

Para este tipo de jardins são aconselhadas plantas de espécie perene e de raiz curta. No entanto, tudo depende do uso que quer dar ao seu jardim vertical. Pode optar por decorar uma parede do jardim, uma varanda, construir uma pequena horta ou, dentro de casa, criar um cantinho de ervas aromáticas.

Jardins verticais exteriores

Nos jardins exteriores uma das maiores preocupações deve ser a exposição a ventos e condições climatéricas adversas. As plantas para este tipo de jardins devem, por isso, ser mais resistentes. A barba-de-serpente, a hera, a pérola verde e a samambaia, são algumas das plantas mais utilizadas nestes espaços.
As suculentas são também uma opção acertada para um jardim vertical exterior. Requerem poucos cuidados e são muito resistentes. Além disso, existe uma imensidão de variedades que vai gostar de descobrir.

Pode também optar por um jardim vertical com a função de horta. Neste caso é importante escolher um local exterior que receba, no mínimo, 6 horas de sol por dia. Legumes e hortícolas como o tomate, alfaces, rúcula, malaguetas e até abóboras são algumas sugestões. Para fruta, sugerimos um morangueiro.

No que diz respeito às flores, quase todas permitem a plantação num jardim vertical exterior. Sugerimos jacintos, frésias, gerberas, orquídeas e begónias para colorir o seu jardim.

Jardins verticais interiores

Nos jardins verticais interiores a maior preocupação é mesmo a exposição solar. Procure um local da casa que seja brindado com umas boas horas de sol durante o dia. Nestes espaços, é pode escolher plantas que precisam de mais humidade, uma vez que não estão expostas a ventos. O ideal é optar por plantas de vida longa, como os antúrios, o véu de noiva ou o rabo-de-gato, por uma questão de comodidade.

Se optar por plantar ervas aromáticas, terá que fazer a plantação novamente todos os anos. Consoante o seu gosto, pode apostar em ervas aromáticas como a salsa, o tomilho, os orégãos, o manjericão e a hortelã. A aromatização natural do espaço onde fizer a plantação e o acesso a temperos frescos para os seus cozinhados, sempre que desejar, são as grandes vantagens em fazer um jardim vertical de ervas aromáticas.

Share