Plantas com propriedades medicinais - SAGIPER
SAGIPER
Menu

BLOG

Plantas com propriedades medicinais

Plantas com propriedades medicinais

O mundo das plantas é vasto e diverso, e como sabemos elas não só nos servem de alimento como têm propriedades medicinais.

Esta característica das plantas tem sido investigada e aplicada desde as civilizações mais antigas que já utilizavam plantas para procurar alívio de doença ou minimizar a dor. A grande maioria dos fármacos dos dias de hoje tem como base as plantas, o seu uso medicinal é um conhecimento que foi passando de geração em geração, tendo uma base empírica, hoje em dia é amplamente investigado na ciência, conhecendo-se já muita coisa.

Não falamos de plantas raras e desconhecidas pela maioria, muitas das espécies com propriedades medicinais são bem comuns nos nossos jardins e paisagens. Mostramos-lhe alguns exemplos:

 

Salgueiro-branco (Salix alba), a árvore da aspirina

Desde o ano 4000 a.C que as folhas de salgueiro são usadas para alívio das dores e febres, mas só a partir do ano de 1828 se conseguiu extrair e purificar salicina, a partir da casca do Salgueiro-branco mas foi só no final do séc. XIX que se chegou à formulação do ácido acetilsalicílico, o principal ativo da aspirina.

Este salgueiro é uma planta autóctone, de crescimento rápido, muito comum em zonas ripícolas por quase todo o país.

Os ramos de várias espécies de salgueiro são utilizados para cestaria, uma prática artesanal que ocorre em várias zonas de Portugal.

 

Echinacea purpurea

Planta perene com belíssimas flores, muito usada em jardins um pouco por todo o mundo, a equinácea não é só uma planta bonita, tem também propriedades anti-inflamatórias, antialérgicas e imunomoduladoras, sendo, por isso, muito utilizada como remédio caseiro no tratamento de gripes e resfriados, e aliviando a coriza e a tosse, poderá também ajudar a diminuir a ansiedade e a controlar a glicemia.

Atualmente pode ser consumida em chás ou mesmo em cápsulas, normalmente disponíveis em ervanárias.

 

Aloe vera

O Aloe Vera dispensa apresentações, é uma planta suculenta que provavelmente até terá na sua casa e jardim pois é cada vez mais frequente em decoração.

O extrato desta planta tem sido utilizado em variados produtos de cosmética já que as propriedades benéficas para a saúde são inúmeras: tem efeito calmante, cicatrizante, anestésico e anti-inflamatório, sendo frequentemente utilizado por exemplo no tratamento de queimaduras. É utilizado também para hidratar cabelos e a pele, uma vez que estimula a produção de colagénio.

 

Gengibre

Com um rizoma bastante utilizado em culinária, tendo um sabor e picante muito próprio, o Gengibre é uma planta perene com propriedades que aceleram o metabolismo e aumentam a queima de gordura corporal, favorecendo o emagrecimento.

Além disso, o gengibre também atua como antioxidante e anti-inflamatório, prevenindo e tratando doenças, como pressão alta, refluxo, artrite.

É muito fácil de encontrar em feiras e mercados porque se tornou uma planta comum sobretudo como especiaria para alguns cozinhados.

 

Tília

Esta planta é mais conhecida pelo seu chá, mas é uma árvore de arruamento bastante comum nas cidades. A Tília acalma o stress e alivia as constipações, faltando ainda alguns estudos neste âmbito, já são aceites preparados de Tília para o alívio dos sintomas acima descritos, considerando-se medicamentos de uso tradicional. Tem ainda uma madeira de qualidade que é utilizada por esculturas e fabricantes de instrumentos musicais.

Por estas e tantas outras razões as plantas são de facto muito importantes para as pessoas, seja na medicina, alimentação, clima ou jardins, são essenciais para o nosso dia-a-dia.

Amália Souto de Miranda

Arquiteta Paisagista 

 

Share