O Verão no Jardim - SAGIPER
SAGIPER
Menu

BLOG

O Verão no Jardim

O Verão no Jardim

O Verão, e sobretudo o mês de Agosto pode ser desafiante para os jardins, as temperaturas aumentam e os dias são secos. Por esta altura, a maioria das plantas perde energia, é como se fizessem uma pequena pausa, tal como a maioria das pessoas, nesta época do ano.

Agosto é o mês em que se retira mais do jardim do que se coloca, é um mês de colheitas para a maioria dos frutos que vão ficando maduros, como os pêssegos ou os figos. Também as sementes de algumas plantas podem ser colhidas nesta altura, como as papoilas, por exemplo.

As sementes recolhidas permitirão voltar a semear a planta para obter floração intensa no ano seguinte ou guardar em recipientes para oferecer a amigos para semearem também

Tudo é mais descontraído no jardim e para a maioria das pessoas é o momento de aproveitar e viver realmente o ar livre. Algumas plantas vivazes vão ainda florindo, sobretudo se as cortou no mês anterior. Também as rosas, cujas folhas velhas foram sendo podadas nos meses anteriores, continuam a florir.

Os trabalhos principais passam por ter em atenção a rega, que deverá ser abundante e realizada nos períodos de menos calor, durante a manhã cedo ou durante a noite.

Deve ter atenção ao relvado, será benéfico deixar a relva mais alta durante esta época, diminuindo a altura de corte. Nos prados, após as plantas de flor libertarem semente, é boa altura para cortar.

A remoção de flores murchas, o controlo de pragas e algumas podas mantêm o jardim bonito e produtivo no Verão.

Digamos que Agosto é o mês entre as estações da Primavera e do Outono, épocas agitadas no jardim. Trata-se de uma boa altura para começar a planear os meses que aí vêm, pensando nos bolbos e legumes a plantar já no próximo mês.

Amália Souto de Miranda 

Arquiteta Paisagista 

Share