Já conhece as piscinas biológicas? O sonho de uma piscina natural.
Quem não gosta de aproveitar uma piscina nos dias quentes de verão? E até no inverno. A generalidade das piscinas tem tratamentos de água feitos com cloro, que pode ser agressivo para a pele e olhos ou sal, por exemplo.
Mas sabia que a água da sua piscina pode ser depurada, isto é limpa, purificada, por plantas? É este o conceito de piscina biológica, funciona como um lago artificial, impermeabilizado, que tem uma zona para tomar banho e outra em que a água é depurada através de processos biológicos e mecânicos.
Uma piscina ótima para nadar, com um aspecto visual natural e muito bem integrada na paisagem envolvente. Este tipo de piscina permite ainda aumentar a biodiversidade do local.
Já deve estar a pensar, terei de nadar com animais e plantas? Existem imensos mitos relacionados com este tipo de piscinas, que os mais céticos insistem em realçar.
De facto não atrai mosquitos umas vez que estes precisam de uma água turva e rica em nutrientes. E os animais que habitam a piscina como as libéluas iriram acabar por comer os mosquitos.
Este tipo de piscinas podem assumir várias configurações mas terão de ter sempre uma zona de banhos e uma zona separada para as plantas, onde é feita a depuração da água, não estará a nadar com as plantas. Poderá aparecer eventualmente um sapo por exemplo mas normalmente os animais irão preferir a zona de plantas onde encontram abrigo e alimento.
NOTA: a Sagiper é um fabricante de revestimentos (deck, parede e chão) e não comercializa piscinas, sendo o presente artigo uma sugestão decorativa complementar aos nossos produtos.
