Infiltrar água no jardim, terraço ou quintal? Para quê? - SAGIPER
SAGIPER
Menu

BLOG

Infiltrar água no jardim, terraço ou quintal? Para quê?

Infiltrar água no jardim, terraço ou quintal? Para quê?

O aumento das zonas urbanas provoca a impermeabilização do solo, a água da chuva que escorre pelas superfícies construídas é evacuada através de canalizações directamente para os lagos e cursos de água. Esta água canalizada deixa de participar na alimentação dos lençóis freáticos, que são as nossas reservas de água doce.

Chovendo em quantidades excessivas e em pouco tempo podem ocorrer inundações, este é um fenómeno que temos vindo a testemunhar com cada vez mais frequência.

A restauração de ecossistemas naturais permite a acumulação, depuração e infiltração das águas, aliviando também a pressão nas canalizações e regulando o ciclo natural da água.

É importante procurarmos infiltrar progressivamente a água, nas nossas propriedades, procurar reter água em vez de a evacuar. Existem várias formas ecológicas de aproveitar a água da chuva no seu jardim, quintal ou terraço para aumentar a infiltração da água.

Primeiro deve optar por ter uma boa área de zonas permeáveis no jardim, sejam canteiros com arbustos ou prados floridos. É também possível ter zonas pavimentadas permeáveis ou semipermeáveis, até no estacionamento, existem várias opções no mercado desde saibro a grelhas de enrelvamento.

Pode também criar pequenas charcas onde ocorre a acumulação da água, pequenas depressões no terreno que apenas quando chove mais acumulam água visível.


Deve ainda ter uma ligeira inclinação das zonas pavimentadas para os arbustos de maneira a que a água escorra para os mesmos.
Se tem um terreno com muita inclinação é bastante importante pensar neste aspecto de escorrência das águas. Tenha sempre em atenção o tipo de solo da sua propriedade.

Todas estas opções fazem com que infiltre água na sua propriedade mas também com que contribua para a produção de oxigénio, nichos de biodiversidade e ainda para absorver poluentes proporcionando mais qualidade de vida na cidade.

Outra possibilidade interessante para aproveitar a água da chuva é ter um reservatório que acumula água das chuvas e que poderá ser utilizada para regas, lavagens do carro ou de pavimentos, por exemplo.


Os logradouros urbanos estão a desaparecer e não são apenas decorativos, são fundamentais para o conforto urbano.


Amália Souto de Miranda

Arquitecta paisagista

Share