Um Novo Elemento: O Compostor - SAGIPER
SAGIPER
Menu

BLOG

Um Novo Elemento: O Compostor

Um Novo Elemento: O Compostor

Estamos cada vez mais atentos ao que podemos fazer para diminuir a nossa pegada ecológica hoje falamos-lhe de uma dessas ações, bastante simples e que pode fazer a diferença: a compostagem.

A compostagem consiste num processo de valorização da matéria orgânica, é simples e sustentável, uma vez os resíduos orgânicos produzidos deixam de ir para aterros sanitários e são aproveitados para fertilizar os solos em jardins, hortas e quintais, por exemplo. Mesmo nas cidades, esta prática é cada vez mais comum, existindo um caixote para estes resíduos.

Se ainda não faz compostagem esta é uma boa altura para começar.
Por exemplo quando descasca legumes ou faz café produz uma quantidade de resíduos orgânicos que poderia ser reaproveitado. Pode começar a separar esses resíduos para um compostor, ou se tiver um terreno o mesmo pode ser feito no exterior criando uma pirâmide ou escavando um buraco para colocação dos mesmo. Mas pode também construir o seu compostor, por exemplo, em madeira.


Para uma boa compostagem é importante ter um bom equilíbrio entre resíduos castanhos ou secos e resíduos verdes ou húmidos.

Resíduos castanhos, ricos em carbono são por exemplo palha, folhas secas, ou pequenos ramos.
Resíduos verdes, ricos em azoto são : Restos e cascas de vegetais, borras de café, arroz e massa, folhas e sacos de chá, cereais. Poderá ainda aproveitar restos de papel e tecido mas em pequenas quantidades.

Não deve incluir carne, peixe, lacticínios e gorduras assim como excrementos e cinzas, por exemplo. A base do compostor ter alguns ramos grossos para permitir o arejamento. Apenas terá de ir remexendo a pilha e terá resultados entre 3 a 6 meses
O resultado deste processo, o composto é um material orgânico escuro, sem cheiros e com grande capacidade fertilizante.

Se o seu município já tem um compostor, poderá ir acumulando em casa os resíduos num pequeno balde e transferir posteriormente para o compostor municipal.

Aqui está uma boa medida para 2020. Comece já a experimentar.

Amália Souto de Miranda Arquitecta Paisagista

Share