Deck Compósito: Uma escolha ética e sustentável
A escolha ponderada de materiais de qualidade e “amigos do ambiente” é um desafio colocado, com frequência, a negócios que procuram ser financeiramente rentáveis.
O deck compósito é uma opção totalmente ecológica. É fabricado a partir de materiais reciclados e resíduos de madeira e termoplástico que, de outra forma, iriam para o lixo.
Usada na composição do Deck, a madeira é um produto 100% reciclável. O processo de reciclagem não produz efluentes aquosos e traz várias vantagens para o ambiente, entre eles a diminuição da dependência do petróleo, assim como a redução da emissão de dióxido de carbono para a atmosfera.
O deck compósito previne a desflorestação (mais do que o PVC ou a madeira). Possui ainda uma vida útil significativa, diminuindo a necessidade de substituição.
Trata-se de um produto de manutenção simples e de fácil limpeza. Como é fornecido na forma de produto acabado, não precisa de ser lixado, envernizado ou pintado. Basta uma limpeza ocasional com água.
No que diz respeito aos custos, o deck compósito é mais acessível do que outras soluções. Embora o custo inicial da madeira tratada seja inferior, os custos de manutenção são significativamente mais elevados. As madeiras exóticas, contudo, têm um custo por metro quadrado comparável ao do deck compósito, mas são colhidas, frequentemente, de forma não ética.
Esta é uma solução muito “amiga do ambiente” a adotar nos revestimentos interiores ou exteriores dos edifícios.