Vai de férias? Então e as plantas? - SAGIPER
SAGIPER
Menu

BLOG

Vai de férias? Então e as plantas?

Vai de férias? Então e as plantas?

Agosto é o mês em que a maioria dos portugueses fazem férias, é também normalmente o mês mais quente e por isso as plantas da sua casa não podem ser simplesmente ‘abandonadas’, é essencial prepará-las antes de sair de casa por uma semana ou mais para que quando voltar não tenha nenhuma surpresa desagradável.

Sendo um mês quente, o principal elemento que irá faltar às suas plantas é a água, mas existem vários cuidados que pode ter de antemão para que as suas plantas permaneçam bonitas e saudáveis.

Primeiro deverá retirar todas as folhas velhas, sem cor ou doentes. Deverá ainda fertilizar as plantas, caso não o tenha feito recentemente e garantir que os vasos têm boa drenagem. Nesta altura água é a maior necessidade, mas já sabe, demasiada água acumulada nos vasos poderá ser ainda pior do que uns dias de secura e apodrecer as raízes da planta.

Esta não é altura de fazer podas, mudanças de vasos ou quaisquer outras operações que causem stress na planta. Coloque os vasos nas zonas mais frescas da casa, isto é, zonas com luz mas sem incidência direta do sol.

Quanto à rega, deve regar as plantas com maior quantidade de água mas, para não regar em excesso existem vários truques caseiros:

– Com uma garrafa de água cheia ligada a um pequeno tubo, de soro por exemplo, fará com que a água vá caindo gota-a-gota, garantido água constante e não em demasia;

– Poderá também utilizar simplesmente uma garrafa de água com um pequeno corte na ponta; – Enterrar uma garrafa de água com pequenos furos na terra;
– Utilizar fio absorvente ligado a uma garrafa de água e aos diferentes vasos;

Optar por um método ou outro e a quantidade de água necessária estarão associados ao tipo de plantas que tem e respetiva necessidade de água assim como ao período em que vai estar ausente – será diferente se tem suculentas em casa, que são muito resistentes à falta de água, ou se tem uma planta mais sensível, assim como é diferente ir uma semana ou duas para fora.

Considerando todas estas possibilidades já sabe, não há desculpas, pode ir de férias descansado e quando voltar as plantas estarão saudáveis e bonitas.

Amália Souto de Miranda

Arquiteta Paisagista

Share