Top 5 Jardins para visitar em Portugal
Janeiro e Fevereiro costumam ser meses mais frios e cinzentos, ainda assim organizar um passeio ou viagem durante este tempo pode ser uma bela motivação.
Apesar do frio os locais mais agradáveis para essa escapadinha, são sempre paisagens bonitas e jardins, que nos permitam perder nos contornos da vegetação e respirar ar puro.
Selecionámos cinco jardins muito especiais que estão no nosso top de jardins em Portugal, uma verdadeira viagem sensorial através de árvores e arbustos e não só.
Parque de Serralves, Porto – Os jardins dentro do jardim – Em Serralves irá encontrar um novo ambiente ao virar de cada esquina. São 18 hectares que incluem jardins formais, mas também matas e quintas. Se for em família, este jardim dá para todos os gostos. Ali encontra plantas da nossa flora mas também plantas exóticas às quais não ficará indiferente. Além disso, ao longo do parque encontrará diversas esculturas e poderá também dar uma caminhada pelas copas das árvores. E claro, aproveite para visitar o museu de arte contemporânea.
Jardim Botânico do Porto – Para saciar a curiosidade – Num espaço mais pequeno que o jardim de Serralves, o Jardim do Porto concentra também pequenos jardins dentro de si, com diferentes temáticas. Se é um curioso de plantas, ali poderá descobrir o nome de muitas delas, mesmo que venham de outras partes do globo.
Tem áreas de estilo formal, rodeadas de sebes de camélias centenárias, mas também bosquetes, espaços de estilo romântico e ainda uma coleção de cactos. Esta variedade e diversidade de espaços criam uma atmosfera muito particular.
Jardim Botânico Tropical, Lisboa – uma viagem pelos descobrimentos portugueses – escondido dos olhares menos atentos, mesmo ao lado do mosteiro dos Jerónimos em Belém. Se é um amante de palmeiras e plantas tropicais, este jardim é uma verdadeira perdição. Foi criado com uma vocação didática muito prática, para estudo dos animais e plantas das antigas colónias, assim como estudos de agricultura colonial. Hoje em dia é um jardim único no país, que nos transporta para outros lugares e culturas.
Casa de Mateus, Vila Real – Um jardim histórico imponente, em íntima relação com a casa de Mateus, revelada logo no início da visita com o amplo espelho de água que reflete a casa conferindo-lhe imponência. Um percurso de descoberta entre áreas de sol e de sombra, percorrendo os espaços formais com sebes e rosas, onde irá descobrir também a horta e uma extensa área de vinha, com um cariz didático.
Jardim do Palácio dos Marqueses de Fronteira, Lisboa – uma explosão de cores – Bem perto de uma Lisboa densamente urbanizada, mas já na chegada a Monsanto, surge este jardim predominantemente formal e histórico, em íntima relação com a casa, onde poderá explorar diversos espaços. E perder-se nos detalhes e cores das paredes, pavimentos e elementos escultóricos. Uma viagem no tempo.
Quer vá passear no fim de semana, nas férias de carnaval ou mesmo já na Primavera, a Norte ou a Sul, este 5 jardins serão uma belíssima surpresa.
Amália Souto de Miranda
Arquiteta Paisagista
Loci Studio