Plantas Aromáticas no Jardim ou Varanda - SAGIPER
SAGIPER
Menu

BLOG

Plantas Aromáticas no Jardim ou Varanda

Plantas Aromáticas no Jardim ou Varanda

As plantas aromáticas, ou seja, perfumadas, são das mais procuradas para os jardins domésticos. De facto, o olfato confere-lhes uma outra dimensão e ainda repelem ou atraem determinados insectos. O seu aroma pode estar associado às folhas ou flores.

Existem inúmeras formas de construir facilmente um pequeno jardim de aromáticas na sua casa e também kits já preparados com rega automática, bastante simples e adaptáveis.
A maioria gosta bastante de sol e são plantas que permitem tornar mais saborosos os cozinhados ou até fazer infusões. Uma opção muito interessante para tornar um espaço mais verde, biodiverso e agradável.

Seleccionamos algumas delas em que destacamos certas características ou propriedades:

Allium schoenoprasum – cebolinho

Muito usado em temperos esta é uma planta de pequeno porte que vive bem em vaso.
Tem a folha estreita e uma flor muito bonita rosa, como pequenas bolas. Tem um aroma suave parecido com o de uma cebola, é uma planta da família do alho.
Possui variadas propriedades medicinais, entre elas ser digestiva.


Aloysia triphylla – Lúcia lima – limonete

De maiores dimensões esta planta tem um agradável aroma a limão. Com ela podem ser feitos deliciosos chás, com inúmeras propriedades medicinais.

Lavandula angustifolia – Alfazema

Uma planta bastante conhecida devido à sua bela flor violeta e ao seu famoso aroma. É um pequeno arbusto, que se dá bem em vaso. As suas flores, que aparecem de Junho a Setembro são utilizadas cristalizadas em saladas, infusões ou sopas, por exemplo.

Mentha sp – Menta

Existem inúmeras variedades e tem um sabor inconfundível, podendo ser usada por exemplo numa infusão quente ou fria, para uma bebida refrescante e deliciosa.

Melissa officinalis – Erva cidreira

Uma planta fácil de cultivar e cujas infusões são bastante conhecidas, tem um ligeiro aroma a limão.

Salvia officinalis – Salvia

Esta é uma planta típica da região mediterrânica. Muito bonita para jardins devido à sua folhagem e floração violeta. Muito utilizada em pratos italianos. Também os alemães a utilizam em pratos com salsichas, por exemplo.

Thymus vulgaris – Tomilho

O tomilho é uma herbácea ou sub-arbusto cujas folhas são muito utilizadas em culinária e também uma belíssima planta para o jardim ou mesmo cultivar num vaso. Tem pequenas flores brancas ou rosa. Existem outras variedades como o Tomilho-limão, Thymus citriodorus, também muito utilizada como condimentar.

Ocimum basilicum – Manjericão

É uma planta anual, que pode ter em vaso ou floreira, gosta de sol. E é muito utilizada em pizzas, por exemplo.

Rosmarinus officinalis – Alecrim

Arbusto rústico, muito resistente e com um aroma conhecido de todos. Um elemento muito bonito para um jardim de aromáticas ou mediterrânico. Também pode ser cultivada em vaso durante algum tempo mas para durar mais precisa de mais espaço.

Foenicum vulgare – Funcho

Herbácea aromática, comestível e nativa da região mediterrânica. Já era usado pelos antigos egípcios contra as más digestões. As sementes, têm propriedades digestivas os frutos um característico sabor a “anis”, sendo usados na preparação de certos licores. E com a raiz também se fazem muitos pratos.

Amália Souto de Miranda
Arquitecta Paisagista

Share