O Inverno também tem o seu encanto - SAGIPER
SAGIPER
Menu

BLOG

O Inverno também tem o seu encanto

    O Inverno também tem o seu encanto

    Soluções para a sua varanda, terraço ou jardim nas estações mais frias

    Está mais frio e a chuva tem estado por aí, mas para quem acredita que algum tempo ao ar livre é indispensável para o seu bem-estar isso são apenas desculpas.

    E a área de jardim ou varanda que tem que não está a aproveitar durante os meses de Outono e Inverno?
    Não temos um clima assim tão mau para nos refugiarmos no sofá e para o encorajar a ir até lá fora pensamos nalgumas soluções para o exterior das casas nas estações frias.

    Já pode começar a preparar o seu jardim, porque o Inverno começa no próximo mês.

    Leve uma manta

    Mesmo em Portugal já existem alguns cafés com mantas disponíveis para que mesmo nos dias frios se aproveitem as esplanadas, por exemplo. Porque não arranja umas mantas bonitas para aproveitar um dia de Sol de inverno ao ar livre?

    Crie uma zona abrigada

    Pode criar no jardim uma zona abrigada, com um toldo ou tejadilho, ou construir um abrigo de madeira, as crianças vão adorar.

    Cultivar legumes no Inverno

    Construa uma pequena estufa para cultivar alguns legumes e ervas aromáticas durante o inverno, será divertido para miúdos e graúdos.

    Equipe com mobiliário confortável

    Um bom mobiliário pode criar um ambiente muito mais quente e reconfortante. Puffs, cadeirões, sofás e almofadas serão fundamentais para o seu conforto. Materiais como a madeira, para além de confortáveis criam uma atmosfera mais quente e em harmonia com a natureza.
    Com mobiliário confortável poderá criar o lugar perfeito para um momento relaxante com um chocolate quente ou chá ao ar livre.

    À volta da lareira

    As lareiras de exterior estão na moda e há múltiplas opções de design para todos os gostos.
    São óptimas para criar uma atmosfera intimista para se reunir com amigos ou família. Também os aquecedores de exterior, muito comuns em esplanadas, são uma boa opção para o inverno lá fora.


    Cozinhar no exterior

    Cozinhar acaba por aquecer o ambiente e ser sempre um momento bastante divertido entre família e amigos, já pensou cozinhar lá fora no Inverno? O fondue ou raclette, pratos que não são tipicamente portugueses mas todos conhecemos, são óptimas opções. E até a bebida poderá acabar por ajudar a aquecer.

     

    Plantas com floração de inverno

    O jardim parece triste no inverno? Não tem que ser assim, tenha algumas plantas com floração de inverno ou com troncos apelativos, vai conhecer os encantos um jardim no inverno.

    Cyclamen coum – Boa cobertura de solo esta planta tem uma folhagem atraente e bonitas flores no inverno.

     

    Helleborus – Alguns Helleborus ocorrem espontaneamente em Portugal, uma planta muito interessante x com um bela floração de inverno.

     

    Viburnum – um arbusto muito frequente em Portugal, com floração a partir de Janeiro.

    Hamamelis – Caduca e com floração amarela no fim do inverno esta planta destaca-se pelo seu aroma

     

    Cornus – Algumas plantas têm ramos incríveis que poderão até iluminar o seu jardim no Inverno, o Cornus sanguinea ‘winter flame’ é uma delas, cores quentes é o que precisamos

     

    Estes são apenas alguns exemplos, inclua no jardim também plantas de folha persistente pois permitem criar um contraste interessante com as de folha caduca, no Inverno.

    Atrair animais

    Também através das plantas que escolhe pode atrair a biodiversidade como por exemplo pássaros para o seu jardim no Inverno. Outra hipótese é criar um abrigo para eles numa árvore e fornecer-lhes alimento. Ter água no jardim pode ser também muito apelativo.

    Apanhar os frutos de Inverno

    Os frutos de inverno são muito úteis: para as sobremesas, decorações festivas, terá o que fazer com pinhas e castanhas. Colher este tipo de elementos da natureza é um óptimo motivo para sair de casa

    Iluminação

    Outra estratégia para tornar o jardim mais atraente e aconchegante no Inverno passa pela iluminação, não só pelo próprio conforto mas também pela possibilidade de destacar algumas árvores ou plantas que podem criar um ambiente muito interessante para contemplar, até do interior da casa.

    Também pode colocar velas para criar um ambiente aconchegante nas suas refeições ao ar livre, por exemplo.

     

    Vasos de cor

    Para trazer ainda mais cor para o exterior, outra estratégia é utilizar vasos coloridos e com estes criar o seu próprio estilo, por exemplo Hippie chic.

     

    Não custa nada, dê o próximo passo e aproveite, o Inverno também tem o seu encanto.

    Amália Souto Miranda
    Arquitecta paisagista

    Share