Gostava de ter uma horta vertical? Veja estas dicas!
Quem vive em apartamentos, principalmente em grandes cidades, enfrenta a questão da falta de espaço. Quando o desejo é cultivar de forma organizada, torna-se mais desafiante, mas existe uma solução!
Uma horta vertical pode ser uma alternativa, recorrendo à utilização de vasos e outros recipientes que utilizam o espaço de forma vertical, abrangendo todo o tipo de hortaliças, plantas e flores necessárias ao seu quotidiano.
O que plantar em hortas verticais?
É possível plantar todo o tipo de hortícolas! As plantas aromáticas são uma escolha frequente, pela praticidade e espaço reduzido que ocupam, mas não são as únicas.
Há quem plante outros legumes, num formato mais pequeno, com resultados igualmente eficazes. Veja alguns exemplos:
- Cebolinho;
- Alface;
- Manjericão
- Alecrim
- Pepinos
- Rúcula
- Tomate cherry
- Alho
Se o objetivo passa pela prosperidade da horta vertical durante muito tempo, considere estes critérios:
- Luz Solar. Que quantidade de exposição solar cada planta necessita? As que necessitam mais luz devem ser posicionadas nos recipientes superiores da horta, enquanto que as restantes podem ficar nos patamares inferiores. Estude bem estas questões antes de iniciar a organização do seu jardim vertical.
- Vasos. Importa perceber quais os recipientes a utilizar de forma a elaborar o jardim. É possível utilizar vasos simples ou dar uma nova vida a objetos que já se tenha por casa, como garrafas de plástico ou blocos de esferovite. O conceito da reutilização, principalmente, pode ser bem aproveitado!
- Adubos. Para o solo ser fértil, é possível a utilização de adubos orgânicos, reaproveitando cascas de ovos e bananas. Adubos químicos são uma opção, mas se tem animais de estimação curiosos, redobre o cuidado e a vigilância.
- Rega. A rega das plantas é essencial, é pela água e luz que sobrevivem e prosperam. Porém, regue com conta, peso e medida!
Para complementar a decoração no ambiente da nova horta, nada como revestimentos com tons naturais para as paredes envolventes. Encontre na gama Sagiwall tudo o que necessita.
No final, quando os alimentos plantados por si estiverem prontos a ser consumidos, é só desfrutar!