Conforto no Jardim: as pérgolas - SAGIPER
SAGIPER
Menu

BLOG

Conforto no Jardim: as pérgolas

Conforto no Jardim: as pérgolas

Surgindo o bom tempo e a vontade de estar lá fora, começa a ser preciso pensar no conforto nas nossas varandas e terraços.
E conforto não é só ter um bom sofá e uma mesa, mas também por exemplo sombra, para os dias mais solarengos.
Neste artigo exploramos alguns tipos de pergola disponíveis no mercado.

Dependendo da situação do seu jardim, varanda, ou terraço, poderá fazer mais sentido optar por uma ou outra.
O melhor para ter sombra é claro ter uma árvore ou plantas trepadeiras, mas isto nem sempre é possível.
As pergolas mais nobres e bonitas são pergolas de madeira, têm um custo superior mas são bastante resistentes, enquadram-se bem na maior parte dos espaços e acabam por criar uma agradável extensão da casa.
Existem outras opções mais modernas e com um aspecto diferente: em ferro e em alumínio.
Para a cobertura há também várias opções de toldos, podem ser telas simples, cruzadas ou tensionadas, manuais ou elétricas. São normalmente telas acrílicas bastante resistentes e o ideal é que sejam deflectoras de raios ultravioletas, e que possam claro ser lavadas.


Outra opção muito moderna é a pergola bioclimática, em alumínio e com lâminas orientáveis em vários ângulos dependendo da exposição solar ou da preferência. Estas podem incluir iluminação, para aproveitar o espaço à noite e são monitorizadas através de um controlo remoto.

Uma opção mais rústica é ter uma estrutura simples em que são alinhadas canas ou palhinha que dão a sombra, podendo regular a passagem da luz em função do ritmo.

Cada caso deve ser avaliado de acordo com a forma como pretende utilizar o espaço e outras condicionantes. Mesmo a nível estético poderá enquadrar-se melhor uma ou outra opção.

Amália Souto Miranda
Arquitecta Paisagista

Share