Benefícios da Jardinagem para a saúde - SAGIPER
SAGIPER
Menu

BLOG

Benefícios da Jardinagem para a saúde

Benefícios da Jardinagem para a saúde

O jardim não serve apenas para ter um espaço bonito. Além de poder beneficiar de áreas agradáveis de estadia e lazer, permite-lhe praticar alguma jardinagem, o que tem comprovados benefícios para a saúde, tanto a nível físico como mental. Fique a conhecer alguns deles:

Queimar calorias – Sabia que a jardinagem é considerada exercício físico moderado a intenso e que poderá gastar bastantes calorias nesta atividade? Uma das melhores maneiras de se manter em forma. Tratando-se de uma verdadeira atividade física ajuda também a controlar os valores de pressão sanguínea.

Fazer crescer o seu próprio alimento – No jardim pode crescer alguns dos vegetais e frutos que come, o que não só é gratificante, como excelente para uma dieta saudável com produtos sempre frescos. Ter uma pequena horta ou árvores de fruto, por exemplo, poderá ainda ter um valor pedagógico, na medida em que as crianças poderão aprender e experimentar diferentes frutos.

Alívio do stress – Vários estudos têm provado que a jardinagem promove a redução da depressão e níveis de ansiedade. Atualmente são usadas plantas em hospitais e clínicas por terem uma contribuição muito positiva na reabilitação dos pacientes tanto a nível físico como mental. Para além de aprenderem uma nova ferramenta ajuda-os a recuperar a confiança nas suas capacidades, uma vez que se sentem capazes de cuidar de algo.

É também um escape do dia-a-dia de muitas pessoas que hoje em dia trabalham diariamente no interior e em frente a ecrãs.

Benefícios para os ossos – Estar no exterior permite aumentar os valores de vitamina D, devido à exposição ao sol. Esta ajuda o corpo a absorver cálcio, essencial para os ossos.

Reforço do sistema imunitário – Estar lá fora, mexer na terra e o contacto com o jardim, expõe-nos a diferentes micróbios, o que ajuda a reforçar o sistema imunitário.

Jardinar torna-nos mais felizes – Em suma, crescer plantas e estar rodeado delas ajuda a melhorar o estado de espírito de qualquer pessoa. São inúmeros os estudos que demonstram que a jardinagem e contacto com os jardins aumenta a qualidade de vida e reduz os distúrbios de humor. Cuidar de algo, acompanhar o seu crescimento faz-nos sentir bem, acreditar no futuro.

Já sabe por onde começar?

Amália Souto de Miranda Arquiteta Paisagista 

Share