As Flores do Nosso Dia a Dia - SAGIPER
SAGIPER
Menu

BLOG

As Flores do Nosso Dia a Dia

As Flores do Nosso Dia a Dia

Com a Primavera à porta, mesmo que seja dos menos atentos vai acabar por se deixar surpreender com uma ou outra flor que lhe apareça no caminho.

As flores são nada mais nada menos do que órgãos reprodutivos das plantas, que produzem então as sementes e surgem sobretudo na primavera com o aumento dos dias e da temperatura.

É claro que diferentes plantas florescem em épocas diferentes devido a vários factores como o tempo, a temperatura ou a quantidade de luz solar que recebem por exemplo.

As alterações climáticas, nomeadamente o aquecimento global tem tido um efeito dramático nas épocas de floração das plantas, por exemplo em Inglaterra as plantas estão a florir mais cedo comparativamente aos últimos 250 anos.

Fizemos então uma selecção de algumas árvores presentes nas nossas ruas, com belas e exuberantes flores para que esteja mais atento aquilo que o rodeia e tenha uma ideia da vegetação que anima os seus dias.

Poderá plantar algumas destas espécies no seu jardim, certifique-se que tem o espaço necessário, solo e exposição adequados.

Magnolia x soulangeana –  Uma das primeiras árvores a florir, mostrando apenas os ramos e as flores cor de rosa, esta árvore não passa despercebida. Mas existem outras duas espécies de magnólia que vale a pena referir.

A Magnolia grandiflora, uma árvore com folhas grandes e uma flor branca impressionante. Não é de admirar que o seu nome vulgar seja magnólia branca ou magnólia de folhas grandes.

Trata-se de uma árvore de folha persistente ou seja, mantém a folha durante todo o ano.

Magnolia stellata, uma magnólia mais pequena, um arbusto, mas que marca a paisagem quando em flor porque as suas flores brancas para além de terem um aroma forte e agradável contrastam com os ramos escuros.

Aesculus x carnea ou castanheiro de flores vermelhas – com início de floração em Abril esta é uma espécie resistente à poluição e também por isso muito presente nas cidades. As flores são em panículas cor-de-rosa e o seu fruto espinhoso faz lembrar uma castanha (não é comestível e é tóxico!).

Cercis siliquastrum – A Olaia ou árvore de judas é uma árvore pequena de folha caduca que na primavera pinta a nossa paisagem de tons arroxeados com as suas flores que aparecem antes da folha. Esta é uma árvore autóctone com origem no mediterrâneo oriental e médio oriente. Uma belíssima opção para jardins pequenos onde se pretende uma floração intensa.

Jacarandá mimosifolia – em várias cidades de Portugal podemos encontrar belos Jacarandás, uma árvore que veio do Brasil e que tem uma flor roxa marcante que aparece já no fim da Primavera. Em Lisboa, por exemplo, vemos avenidas inteiras pintadas de roxo quando o jacarandá está em flor.

Existem também árvores de fruto (comestível) que encontramos no nosso dia-a-dia e nos presenteiam com belas flores e aroma na primavera como a Pereira brava (Pyrus communis), a Cerejeira (Prunus avium) e claro, as Amendoeiras (Prunus dulcis), inconfundíveis na nossa paisagem.

 

Amália Souto de Miranda

Arquitecta Paisagista

Share