Algumas plantas para criar um ambiente mais exótico... - SAGIPER
SAGIPER
Menu

BLOG

Algumas plantas para criar um ambiente mais exótico…

    Algumas plantas para criar um ambiente mais exótico…

    As plantas nativas estão cada vez mais na moda e são sem dúvida uma ótima opção, mas por vezes queremos ter um jardim que nos faça viajar, que nos transporte para outros mundos e nos surpreenda com as suas cores, formas texturas ou diferente sazonalidade.

    Foi no século XVI que houve um verdadeiro “boom” de plantas exóticas associadas aos descobrimentos e por isso ainda encontramos muitas nos nossos jardins e parques e mesmo na nossa alimentação…

    É preciso ter algum cuidado na escolha de plantas que não pertencem ao nosso país, primeiro porque algumas podem se tornar invasoras e alterar o ecossistema e depois porque vindo de outros pontos do globo as plantas podem não se adaptar ao novo meio.

    Em Portugal o sucesso de adaptação deste tipo de plantas vai depender do clima onde vive, do solo, mas também da manutenção e cuidado que tem com as mesmas.

    Neste artigo propomos algumas plantas que podem trazer algo de surpreendente ao seu jardim:

    Maracujá – Com um sabor muito apreciado pela maioria das pessoas, o maracujá é um fruto bem conhecido embora não natural de Portugal. O que poderá não saber é que se trata de uma planta trepadeira com uma flor belíssima que não passa despercebida, pelas suas cores e geometria.

    Bromélias – As bromélias pertencem a uma família de plantas tropicais em que uma das principais características é a folhagem em forma de roseta. Existem mais de 3000 espécies, pelo que, como podem imaginar variedade de flores padrões e cores não falta.

    Monstera deliciosa – As grandes folhas recortadas da costela-de-adão, como é conhecida vulgarmente, são o que chama à atenção nesta planta e a razão pela qual cada vez é mais utilizada, quer no exterior, quer no interior para criar um ambiente tropical…

    Strelitzia reginae – A estrelícia ou ave-do-paraíso, é uma planta herbácea, originária da África do Sul. A sua flor grande e colorida é muito atraente e assemelha-se à cabeça de uma ave, o que justifica o seu nome vulgar.

    Yucca spp.– As yucas dão-se bem no clima português e é possível encontrá-las cada vez mais nos jardins urbanos. Têm folhas suculentas em forma de espada e a sua presença transporta-nos para um ambiente exótico.

    Azáleas – As flores de tons rosa, vermelho, branco deste arbusto não passam despercebidas, formando belíssimos maciços, muito apreciados em muitos parques e jardins públicos.

    Hibiscus – Certamente reconhece uma flor de hibiscus, trata-se de um género com cerca de 300 espécies e inúmeras variedades. As suas flores são grandes, vistosas, solitárias e de diversas cores. O seu crescimento é rápido e a sua floração duradoura.

    Motivado para dar uma nova cor ao seu jardim? Esteja atento ao que o rodeia, pode encontrar muita inspiração e curiosidades interessantes na cidade ou no campo…

    Amália Souto de Miranda
    Arquitecta paisagista

    Share