O inverno no Jardim, varanda ou terraço - SAGIPER
SAGIPER
Menu

BLOG

O inverno no Jardim, varanda ou terraço

O inverno no Jardim, varanda ou terraço

Passadas aquelas semanas mais frias e a azáfama do Natal e Ano Novo, voltamos a passar mais tempo em casa e também nos nossos jardins, varandas ou terraços. Pode não parecer à primeira vista tão evidente, mas importa compreender o inverno no jardim e apreciar a sua beleza.

Em janeiro, parece que no jardim tudo estagnou e as plantas hibernaram. No entanto, existe uma beleza particular nestes meses de inverno…
Agora, é possível apreciarmos o esqueleto das árvores de folha caduca, cujos inúmeros ramos entretém o olhar. Para algumas espécies, este é apenas um novo começo uma vez que já são visíveis os rebentos que vão desabrochar na próxima estação.

É de facto uma época mais calma no jardim, e há algumas plantas que podem fazer as maravilhas do inverno, seja pelas suas flores perfumadas, como as ​Hamamelis, ​ou pelos seus ramos coloridos como o Vimeiro, ou flores e espigas secas, que se tornam muito bonitas, por exemplo. E já reparou na silhueta esguia e alta dos Choupos? Parece que a abundância de cores das outras estações nos distraí de alguns elementos e formas que agora podemos apreciar, com tanto detalhe.

O inverno também não é monocromático, vale a pena observar os diferentes tons de castanho, cinza, laranja e claro os verdes que não perdem o seu tom, por não perderem a sua folha.
Os últimos muito comuns sobretudo a sul de Portugal, onde a paisagem mediterrânea mantém o seu registo, onde dominam espécies de folha persistente como a Oliveira o Sobreiro.

Quanto às tarefas a realizar no seu espaço exterior, esta é uma boa altura para começar a semear ou plantar raízes, flores e arbustos. É também uma boa época para proceder a algumas podas e remoção de ramos, uma vez que a primavera está logo aí e já começa a dar os seus sinais.

Os dias estão mais longos e começamos a ver já uma mudança na luz e na vegetação. Mesmo que com mais casacos, vale a pena estar lá fora e acompanhar estas mudanças.

O inverno pode ser longo, mas para o bom observador, é uma estação repleta de interesse.

 

Share