Os dias estão mais quentes e as noites cada vez melhores para aproveitar - SAGIPER
SAGIPER
Menu

BLOG

Os dias estão mais quentes e as noites cada vez melhores para aproveitar

Os dias estão mais quentes e as noites cada vez melhores para aproveitar

Os dias estão mais quentes e as noites cada vez melhores para aproveitar, mas talvez ainda não tenha pensado num elemento que traz toda a magia ao seu jardim, e até à forma como o vê a partir da sua casa: a iluminação.

Uma boa iluminação pode transformar um espaço durante a noite, permitindo esconder ou realçar espaços e criar elementos surpresa ou autênticos espetáculos.

A luz no jardim pode ser utilizada de forma utilitária ou decorativa. Pela primeira entenda-se iluminação que permite a simples utilização do jardim durante a noite, como por exemplo, a iluminação de caminhos e acessos frequentemente usados. A iluminação decorativa está relacionada com o ambiente ou atmosfera a criar no jardim. Deixo algumas sugestões que o farão viver o exterior de outra forma, seja sozinho, com a família ou amigos.

A entrada

Seja uma entrada pedonal ou de automóvel, é uma área que não deve descurar, já que sinaliza a casa e causa a primeira impressão em quem chega. Para iluminar os caminhos poderá optar por luminárias encastradas no chão ou no pavimento, ou até mais elevadas, encastradas no muro, caso a sua casa tenha um muro associado ao caminho de entrada. Mas para criar um ambiente agradável e impressionante no jardim, vale a pena dar ênfase a determinados elementos como árvores com forma escultural, arbustos, ou mesmo a fachada da casa, tendo um impacto mais forte.

As luminárias escolhidas devem ser resistentes às condições atmosféricas presentes no exterior, lâmpadas LED serão bastante eficientes.

Elementos de destaque

É interessante que a própria iluminação decorativa permita perceber os limites do jardim ou revele algumas surpresas à medida que se vai percorrendo. Para dar destaque a algumas árvores ou elementos esculturais pode optar por pontos de luz com estaca, que podem ser cravados na terra e apontar para as copas das árvores, por exemplo.

Elemento de água

Se tem um elemento de água no jardim, aproveite para lhe dar destaque, a luz na água em movimento permite criar padrões que acabam por se refletir na envolvente, um espetáculo verdadeiramente mágico e até relaxante.

Claro que as luminárias debaixo de água têm de ser especiais para o efeito e ainda mais resistentes.

Flexibilidade

Por vezes poderá querer iluminar áreas de forma diferenciada ou consoante a utilização que lhes dá. Isto acontece por exemplo em zonas de refeições, e terraços com mesas ou áreas de estadia com chaise longues. Nesta situação pode utilizar lanternas que facilmente conseguirá transportar de umas áreas para outras e criar um ambiente muito especial. Existem imensos modelos no mercado, alguns serão certamente adequados ao seu jardim e à forma como o quer viver, permitindo aliar funcionalidade, flexibilidade e estética.

A iluminação é mais uma oportunidade para viver melhor o exterior em sua casa e proporcionar momentos de convívio e relaxamento aos seus amigos e família.

Amália Souto de Miranda

Arquiteta Paisagista

www.locistudio.pt 

Share