Conheça as plantas do Natal - SAGIPER
SAGIPER
Menu

BLOG

Conheça as plantas do Natal

Conheça as plantas do Natal

Começa em casas um pouco por todo o país, a corrida para preparar toda a decoração de Natal. Nesta época festiva as plantas são um dos principais elementos a transformar os espaços, trazendo uma boa energia natalícia.

Saiba quais são as plantas utilizadas nas decorações de Natal e faça já a lista de compras para decorar a sua casa:

Estrela-do-Natal

Começamos por este verdadeiro clássico do Natal, a poinsétia (​Euphorbia pulcherrima) ​é um arbusto com folhas vermelhas, muito procurado para espaços interiores mas também utilizado no exterior.
É originário da América central e por isso prefere locais com muita luz natural.

Embora provavelmente se tenha habituado a que este seja um arbusto pequenino a verdade é que pode crescer até aos 3 metros de altura.

Árvore de Natal

Apesar de vulgarmente conhecidas por pinheiro de Natal, as espécies mais comuns de árvores de Natal são do género ​Abies ​sp. (abetos) e​Picea ​sp.​, ​poucas vezes são utilizados pinheiros: género ​Pinus ​como árvore de Natal.

Uma das favoritas, pelas suas agulhas ‘macias’ e que permanecem mais tempo na árvore, é o AbetodoCáucaso(​Abiesnormanniana​)​,n​ ativodasmontanhasdazonadomarnegro.​​Pode atingir os 60 metros de altura e o tronco poderá ter um diâmetro até aos 2m.

Para além da árvore de Natal são muitas vezes utilizados apenas alguns ramos de abeto ou pinheiro para as decorações natalícias e ainda algumas pinhas.

Azevinho

Bem conhecido de todos e muito presente em arranjos de Natal o azevinho é um arbusto ou árvore de crescimento lento, nativo em Portugal. Este pode atingir os 20 metros de altura e é também muito utilizado em parques e jardins.

Terão sido as suas folhas coriáceas com recortes muito particulares e os seus frutos vermelhos, que a tornaram uma espécie muito procurada na época natalícia; Esta elevada procura teve consequências que levaram a que a espécie fosse protegida em decreto-lei.

O decreto-lei (423/89) para a protecção do azevinho, proíbe o seu arranque, corte, transporte e venda do azevinho espontâneo – I​lex aquifolium​.
Os comerciantes da cultivar desta espécie deverão estar devidamente credenciados.

Saiba ainda que nem todos os azevinhos dão fruto, apenas os indivíduos femininos, sendo assim uma espécie dióica.

Três plantas com tons vermelhos e verdes que trazem a qualquer espaço um verdadeiro espírito natalício.

Amália Souto de Miranda Arquiteta Paisagista, Loci Studio

Share