Como relacionar o jardim com a casa tirando melhor partido do espaço exterior?
A grande maioria dos jardins residenciais incluem uma zona, como uma plataforma pavimentada, geralmente em relação directa com a casa.
Este espaço permite relacionar a vida no interior da casa com o exterior, com o jardim.
O pavimento, associado a algum mobiliário permite o conforto de viver no exterior. Lembra-se daquela refeição ao ar livre com os seus amigos? Daquela tarde de sol em que foi ler para o jardim, é desse espaço e desse tipo de vivências que lhe falo, um verdadeiro privilégio, sobretudo nos dias de hoje em que as cidades são cada vez mais habitadas e começa a ser raro encontrar um cantinho como esse.
Com pouco espaço disponível é possível que todo o espaço se torne pavimentado e a vegetação apareça em canteiros e vasos, como um terraço. Mas se tem algum espaço, verá que as plantas trar-lhe-ão inúmeros benefícios.
Damos-lhe algumas sugestões para o seu pequeno paraíso:
Uma área pavimentada em relação imediata com casa, perfeita para refeições ao ar livre, e onde a sombra é dada por uma pérgola simples e uma trepadeira. A verdade é que refeições ao ar livre quando o sol bate fortemente podem tornar-se desagradáveis, a utilização deste tipo de elementos de sombra pode revelar-se muito prático. Repare que a envolver a área estão maciços de plantas verdejantes, que têm sem dúvida um impacto positivo na vivência deste espaço. Mas também na zona pavimentada, vemos plantas em vasos.
Optar por um deck de madeira Sagiper é outra bela opção para relacionar a casa com o jardim e tirar o máximo partido dos espaços exteriores. Repare que esta solução, para além de confortável permite ter um espaço exterior abrigado, outro mais exposto e ainda uma relação com a piscina e com o jardim.
Nesta imagem vemos uma outra solução, que relaciona a casa com a piscina e com o jardim através de um eixo central pavimentado, acompanhado pelo jardim com exuberantes plantas tropicais.
Aqui a diferença de cotas do terreno faz com que a área exterior pavimentada se encontre numa posição de observação e admiração do jardim, perfeito para quem gosta de passar a tarde na rede. A ligação é feita por escadas com degraus de madeira, que se integram bastante bem neste ambiente rústico.
Como pode observar, são várias as possibilidades para aproveitar aquele espaço que tem deixado de lado e que tem tanto potencial para tornar o seu dia-a-dia bem mais agradável.
Se precisar de ajuda para melhorar a relação da sua casa com o exterior, fale com um arquitecto paisagista, ele irá ajudá-lo a conceber o seu espaço.
Amália Souto de Miranda
Arquitecta Paisagista